terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Clubinho Cultural


            A Associação Parque Mandy é uma entidade que já conta com um longo tempo de estrada, e seu objetivo é atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, provendo atividades socioeducativas e encaminhando os jovens que necessitam de serviços específicos. Recentemente, tornou-se um Centro para Crianças e Adolescentes, ao conseguir convênio com a Prefeitura de São Paulo.
            O Clubinho, como ficou conhecido por toda a comunidade do Parque Mandy, na zona norte da cidade, atendeu centenas de crianças da região em sua existência e, há pouco tempo, mudou-se para um prédio maior da região, podendo oferecer um serviço de melhor qualidade os jovens da redondeza.
            Eu, Júnior Gonçalves, já conheço o trabalho que é realizado pelo Clubinho há muito tempo – embora eu nunca tenha sido atendido pelo serviço, eu cresci e vivi na rua onde era sediado. Há cerca de quatro anos, venho acompanhando muito mais de perto as atividades feitas com as crianças: passeios, oficina de canto coral, produção de evento de Natal, reciclagem de material PET etc. Trabalho na área social, também, há quase quatro anos – quando ingressei no Projeto Guri e atuei dentro da Fundação CASA. Desde então, nasceu em mim esta inquietude ao ver os adolescentes saindo e voltando para a Fundação CASA em tão pouco tempo – por mais que eles tivessem uma segunda chance ali dentro, eles encontravam o mesmo ambiente que os levara para lá ao receber a progressão da medida (não há um trabalho efetivo aqui do lado de fora, com a família, com a Sociedade).
            Vi no CCA uma oportunidade: eu teria acesso às famílias, à Sociedade e, principalmente, aos jovens que ainda não entraram para o mundo do crime. E foi assim que tomei a decisão e ingressei para a equipe de trabalho da Associação Parque Mandy.
            Como Orientador Socioeducativo, elaborei um projeto semestral específico para as necessidades das crianças e dos adolescentes de lá. Assim nasceram o Palavreando, o Fazendo Arte e o Socializando; três eixos de atividades que atenderão as necessidades mais básicas dos jovens da periferia que são atendidos pela Associação: o estímulo à escrita e à leitura; o incentivo à criação e à criatividade, baseadas na interpretação e apreciação; e a promoção dos jovens como cidadãos efetivos da Sociedade – com o direito de debater e opinar sobre os mais diversos temas que os permeiam.
            Para fazer com que tudo seja visto, idealizei, junto aos jovens, a criação deste blogue. A turma com a qual trabalho é conhecida como Turma Verde – com crianças e adolescentes entre nove e quinze anos de idade. Cada um sugeriu um nome para o blogue e, em seguida, realizamos uma votação – e o nome mais votado foi Clubinho Cultural, como podem ver. Também levei uma série de imagens aos jovens para que pudessem decidir quais seriam os padrões de cores e fontes do blogue e, juntos, escolhemos.
            Portanto, o blogue é para vocês, que querem ver todo o nosso trabalho e o nosso desenvolvimento; para vocês que acreditam que a cultura pode mudar a Sociedade e a maneira de enxergar o mundo; para vocês que acreditam que os jovens são o futuro, e que devemos dá-los oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva para a gente!