A Associação Parque Mandy é uma
entidade que já conta com um longo tempo de estrada, e seu objetivo é atender
crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, provendo
atividades socioeducativas e encaminhando os jovens que necessitam de serviços
específicos. Recentemente, tornou-se um Centro para Crianças e Adolescentes, ao
conseguir convênio com a Prefeitura de São Paulo.
O Clubinho, como ficou conhecido por
toda a comunidade do Parque Mandy, na zona norte da cidade, atendeu centenas de
crianças da região em sua existência e, há pouco tempo, mudou-se para um prédio
maior da região, podendo oferecer um serviço de melhor qualidade os jovens da
redondeza.
Eu, Júnior Gonçalves, já conheço o
trabalho que é realizado pelo Clubinho há muito tempo – embora eu nunca tenha
sido atendido pelo serviço, eu cresci e vivi na rua onde era sediado. Há cerca
de quatro anos, venho acompanhando muito mais de perto as atividades feitas com
as crianças: passeios, oficina de canto coral, produção de evento de Natal,
reciclagem de material PET etc. Trabalho na área social, também, há quase
quatro anos – quando ingressei no Projeto Guri e atuei dentro da Fundação CASA.
Desde então, nasceu em mim esta inquietude ao ver os adolescentes saindo e
voltando para a Fundação CASA em tão pouco tempo – por mais que eles tivessem
uma segunda chance ali dentro, eles encontravam o mesmo ambiente que os levara
para lá ao receber a progressão da medida (não há um trabalho efetivo aqui do
lado de fora, com a família, com a Sociedade).
Vi no CCA uma oportunidade: eu teria
acesso às famílias, à Sociedade e, principalmente, aos jovens que ainda não
entraram para o mundo do crime. E foi assim que tomei a decisão e ingressei
para a equipe de trabalho da Associação Parque Mandy.
Como Orientador Socioeducativo, elaborei
um projeto semestral específico para as necessidades das crianças e dos
adolescentes de lá. Assim nasceram o Palavreando, o Fazendo Arte e o
Socializando; três eixos de atividades que atenderão as necessidades mais
básicas dos jovens da periferia que são atendidos pela Associação: o estímulo à
escrita e à leitura; o incentivo à criação e à criatividade, baseadas na
interpretação e apreciação; e a promoção dos jovens como cidadãos efetivos da
Sociedade – com o direito de debater e opinar sobre os mais diversos temas que
os permeiam.
Para fazer com que tudo seja visto,
idealizei, junto aos jovens, a criação deste blogue. A turma com a qual
trabalho é conhecida como Turma Verde – com crianças e adolescentes entre nove
e quinze anos de idade. Cada um sugeriu um nome para o blogue e, em seguida,
realizamos uma votação – e o nome mais votado foi Clubinho Cultural, como podem
ver. Também levei uma série de imagens aos jovens para que pudessem decidir
quais seriam os padrões de cores e fontes do blogue e, juntos, escolhemos.
Portanto, o blogue é para vocês, que
querem ver todo o nosso trabalho e o nosso desenvolvimento; para vocês que
acreditam que a cultura pode mudar a Sociedade e a maneira de enxergar o mundo;
para vocês que acreditam que os jovens são o futuro, e que devemos dá-los
oportunidades.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva para a gente!